Pages

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Rivalidade histórica ferve UFC 117.




Rivalidade histórica

Brasileiros estabeleceram as disputas de vale-tudo para saber qual arte marcial era mais eficiente. Norte-americanos abraçaram a idéia do UFC (Ultimate Fighting Championship, maior competição do gênero) e, anos depois, transformaram o conceito das lutas sem regras em esporte profissional, o MMA.
No fim das contas, as duas nações que encabeçam todo desenvolvimento da modalidade inevitavelmente detêm a maior rivalidade do assunto. E o resultado disso ganha novo capítulo no sólido card da edição 117 do UFC, sábado, em Oakland (EUA). Cinco atletas de cada país estarão em confrontos diretos (o brasileiro Thiago Silva seria o sexto brasileiro. Mas uma lesão nas costas o tirou há 15 dias do combate contra Tim Boetsch, que agora lutará com Todd Brown).
O prato principal da noite será o retorno do campeão dos médios (até 84kg) Anderson ‘The Spider’ Silva ao octógono, após a luta polêmica -repleta de provocações, incitações, xingamentos - com o compatriota Demian Maia, cinco edições atrás, nos Emirados Árabes.

Aparentemente alheio a todo o turbilhão causado pela má conduta, inclusive a ameaça de demissão de Dana White, presidente do UFC, o Aranha está confiante em ampliar recordes: defende o cinturão pela sétima vez, busca manter a invencibilidade pela 12ª e vai testar a polivalência de seu estilo contra a base um tanto previsível - mas sempre sólida - de wrestling e ground and pound (ataques com o adversário no chão) do falastrão Chael Sonnen.
Para desestabilizar ainda mais todo contexto, o desafiante usou todos os artifícios da mídia e declarações pra lá de irônicas, que reforçaram as críticas recentes a Anderson e apimentaram ainda mais o clima do combate. Foram ‘gentilezas’ sem fim, que beiraram o xenofobismo e não pouparam sequer os outros brasileiros da equipe de Silva.
Direto e reto - Entre os leves (até 70kg), o prodígio carioca Rafael dos Anjos busca atestar a regularidade com a quarta vitória consecutiva. Do outro lado estará o explosivo Clay Guida, wrestler tarimbado e que figura entre os melhores do ranking. O brasileiro desponta como a promessa mais concreta da categoria. Além do jiu jitsu afiado, a cada luta amplia o nível de trocação, com destaque para o senso de distância bem treinado e combinações de boxe com lowkicks (chutes nas pernas).
Considerado o principal expoente nacional entre os pesados (até 120kg) na atualidade, Junior ‘Cigano’ dos Santos terá chance de aumentar o sonoro cartel de 11 vitórias (oito por nocaute e três por finalização), e assim transformar em realidade a tão sonhada disputa do cinturão. O ‘gordinho’ Roy Nelson, adversário da vez, contrapõe o físico pouco atlético e supostamente desleixado (ele sempre acaricia a grande barriga após as vitórias) com ótima noção no chão, golpes pesadíssimos em pé e resultados surpreendentes.
No melhor estilo ‘comprou a briga do mestre’, Ricardo ‘Cachorrão’ Almeida mede forças com o integrante do hall da fama do UFC e ex-campeão dos meio-médios (até 77kg) Matt Hughes, 36 anos. O norte-americano derrotou na edição 112 o mentor de Almeida, Renzo Gracie. Almeida mantém o estilo ortodoxo de jiu jitsu mesclado com boas trocas de golpes, e a promessa é que o embate com o estilo ‘traiçoeiro’ de Hughes proporcione a melhor finalização da noite.
A revanche da vez também será nos meio-médios, e fica por conta de Thiago Alves x John Fitch. Eles haviam se enfrentado há quatro anos, no UFC Fight Night 5, com vitória do norte-americano por nocaute técnico. Além de dar o troco, o ‘Pitbull’ brasileiro também encara o compromisso como marca de superação pessoal: ficou afastado praticamente um ano das competições. Inicialmente devido à lesão no joelho, e depois pelo pequeno coágulo no cérebro, fatores que impediram sua liberação médica justamente nos dois reencontros previamente marcados contra Fitch. O problema foi corrigido com procedimento cirúrgico. Alves é conhecido pelo sólido padrão de luta em pé, com destaque para as combinações velozes de mãos e pés.

Nenhum comentário: